Existem vários tipos de split, o mais comum é o Hi-Wall. Além desse modelo tem o split piso-teto, cassete, window split, quatro lados, canto-teto e multisplit (bi, tri, quadri).
‣ Split Hi Wall
Solução para uma climatização silenciosa, este sistema separa a unidade interna que refrigera o ambiente através de insuflamento controlando velocidade de ventilação e temperatura, da unidade externa, a qual abriga o motor e compressor, deixando o barulho do lado de fora.
‣ Split Window
Aparelhos com condensadora de dimensões parecidas com os aparelhos compactos de janela (ACJ), permitindo que sua instalação ocupe o mesmo local do ACJ.
‣ Aparelhos Compactos de Janela
Aparelho Compacto de Janela (ACJ) é a opção mais econômica, onde o compressor e o motor ventilador estão incorporados em um único gabinete, instalados através da parede do recinto a ser condicionado.
‣ Multi Split
Resolve o problema de espaço, ocupando pequena área externa. Excelente para apartamentos ou locais de difícil acesso, contendo uma única condensadora que poderá alimentar vários ambientes independentes. Pode combinar diferentes modelos de evaporadora.
‣ Split piso teto ou cassete
Para ambientes com áreas maiores que necessitem de bom desempenho e de melhor distribuição de ar.
‣ Split Dutado
Split com evaporadoras compactas que podem ser embutidas sobre o forro, maleiros ou sancas, escondendo o equipamento com o insuflamento feito através de dutos até uma perfeita distribuição por difusores projetados especialmente para cada necessidade.
‣ Sistema VRV Inverter
VRV é a sigla de Variable Refrigerant Volume (volume de fluido frigorigéneo variável), também amplamente conhecido na indústria como Variable Refrigerant Flow (VRF). O núcleo é a famosa tecnologia de bomba de calor e inverter da Daikin. Um sistema VRV/VRF continua a ser o único sistema comercial que ajusta continuamente o volume de fluido frigorigéneo no sistema para corresponder exactamente ao requisito de aquecimento ou arrefecimento em cada área, para um óptimo conforto e uma eficiência energética máxima. Empresas como Mitsubishi, Hitachi, Midea além de outros fabricantes top do mercado, tambem desenvolvem esta tecnologia para o condicionamento de ambientes residenciais ou comerciais.
‣ Sistema Fan Coil Chiller
Um sistema Fan Coil Chiller utiliza-se de um fluido intermediário (água gelada misturada com etileno-glicol) para climatizar os ambientes. A água é gelada no chiller situado numa casa de máquinas. A água gelada é circulada por bombas de água gelada (BAG). No chiller, geralmente a condensação do fluido refrigerante é realizada através do uso de água que circula por uma torre de arrefecimento (ou usa condensação a ar para menores capacidades). Os fan-coils recebem a água gelada a aproximadamente 7ºC e a devolve a cerca de 12ºC para o chiller. A potência de resfriamento do fan-coil é dada por Q=m.c. (Te-Ts).
Estes equipamentos são instalados em áreas reservadas que chamamos de casa de maquinas. São áreas que devem ser de uso exclusivo do sistema de ar condicionado, evitando guarda de materiais de limpeza, estoques diversos ou circulação impropria. Numa casa de maquinas deve-se prever dreno, ponto de força, tomada de ar externo, tomada de ar de retorno, revestimento das paredes em material lavável, espaço para manutenção e entrada para inspeção.
‣ Ventilação e Exaustão
Sistemas instalados nos ambientes climatizados para renovação com adição de uma parcela de ar externo, dando qualidade ao ar interno, passando por filtros dimensionados para impedir gases que possam fazer mal a saúde das pessoas.
‣ Cortina de Ar
Melhor solução para estabelecimentos que trabalham com portas abertas e não podem perder o ar refrigerado no estabelecimento. Esta ventilação obriga a circulação do ar desde o piso ao forro, fazendo uma mistura térmica uniforme no ambiente.